segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Definindo Prioridades

Defesa alerta para chuva forte em 20 Estados e DF
02 de fevereiro de 2009 • 18h30 • atualizado às 18h42

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.

Na tarde e noite desta segunda-feira, áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no oeste da Bahia. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de raios. Na terça-feira, o alerta é válido para o oeste e norte do Estado.

Áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no centro-norte do Paraná na noite desta segunda-feira. Há risco de temporais isolados com chuva forte, raios e ventos entre 50 e 60 km/h. Amanhã e quarta-feira, a chuva deve atingir todo o Estado.

Nesta segunda e terça-feira, a presença de áreas de instabilidade mantém as pancadas de chuva no centro-sul e oeste do Espírito Santo, no Rio de Janeiro, no Pará, no Acre, no Amazonas, em Rondônia, na Paraíba, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Maranhão e no Piauí. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de raios, em alguns momentos.

A presença de áreas de instabilidade, entre hoje e quarta-feira, forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em São Paulo, em boa parte de Minas Gerais, em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de raios, especialmente, no Triângulo Mineiro, oeste e centro-sul de Minas Gerais.

Até quarta-feira, áreas de instabilidade tropicais mantém as condições de pancadas de chuva no Tocantins e em Mato Grosso. Podem ocorrer temporais isolados, com chuva forte e raios.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Ruas sujeitas a alagamentos localizados e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes também devem ser evitados.

(http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3488365-EI8139,00-Defesa+alerta+para+chuva+forte+em+Estados+e+DF.html)


E eu duvido muito que metade dos leitores que leram que "Tom Cruise, sua esposa e filhos curtem ilha em Angra dos Reis" leram a notícia acima.

Qual é a real prioridade para o povo brasileiro? A sua saúde, sua cidade, o seu país?

Sua própria vida ou a vida alheia?

Enquanto Tom Cruise aproveita a divulgação de seu novo filme, Em João Monlevade, sul de minas, Ranoy de Oliveira,22, natural da cidade mas que mora em Betim, trabalha para conquistar denovo tudo aquilo que tinha dado a sua mãe. Móveis, roupas, eletrodomésticos, tudo levado pela enchente causada pelas fortes chuvas que atingiram o estado neste fim de semana.

"Cheguei lá em casa e vi minha mãe chorando me esperando". Ele não sabia que o choro não era só alegria por ver o filho que há 4 anos não voltava a cidade, mas eram também, lágrimas de chuva.

"Enquanto eu limpava a casa, dizia pra minha mãe pra não se preocupar, que Deus me deu força suficiente para trabalhar e eu conseguiria recuperar tudo que a chuva levou." diz, "no fim do dia, meu pai comprou duas caixas de cerveja e uma garrafa de pinga, agente acabou fazendo um churrasco. Fazer o que né, depois que a tragédia aconteceu não adianta ficar chorando." disse o jovem sorrindo.

E realmente não há muita alternativa para esse povo que luta, a não ser tentar ser feliz outra vez.

A maioria mal sabe a quem culpar, e acabam culpando São Pedro, que a essas horas deve estar dormindo um sono tranquilo numa cama confortável, abrigado num livro de fábulas de onde nunca deveria ter saído, quando na verdade o culpado, no caso, é o prefeito(a). Sim, isso também é culpa da administração pública que falha, mesmo em grandes cidades, em seus projetos de canalização de rios, etc.

As chuvas não são falhas humanas, as enchentes sim.


Aquele abraço

(foto:enchente na Av. Aricanduva em São Paulo. créditos à http://www.flickr.com/photos/29456004@N02/2893328137/)

Um comentário:

  1. Oii....sou amiga blogueira da Grazii, vi seu blog no dela ela indicou la e eu vim conferir, ta muito legal aqui, bem vindo ao mundo blogueiro rsrs!!
    Tava olhando uns posts antigos seu e vi o da Malu Magalhães....realmente ela p uma adolescente de 16 anos tem talente toca 3 nstrumentos, tem a voz linda, mas qnto aos estilos das músicas nada a ver, pow estamos no Brasil, e a maioria das músicas q ela canta e compõem são em inglê.....axeiii ridiculooo, mas fora issoooooo...enfim cada um tem uma opinião né!!
    Mas vlw...beijosssss

    ResponderExcluir